sábado, 22 de setembro de 2007

AC/DC - As Origens

AC/DC é uma banda de rock australiana, que além de ser uma das pioneiras nos estilos hard rock e heavy Metal (tocam também blues), é também um dos nomes mais respeitados e influentes da música mundial. O grupo foi formado em Sydney, Austrália, em dezembro de 1973 e desde então vem lançando verdadeiras “pérolas” do rock and roll. Os seus álbuns atingiram números de vendas colossais, estimado em 160 milhões de cópias em todo o mundo. A banda teve influências de bandas como The Yardbirds, The Who, The Rolling Stones, Led Zeppelin e The Kinks. O nome AC/DC é pronunciado uma letra por vez ("Ei ci di ci") em inglês, embora a banda seja conhecida por seus fãs australianos como "Acca Dacca".


História
O AC/DC foi uma das bandas que inventou o Hard rock. Tudo começou em 1973, Sydney, na Austrália, quando os irmãos Angus Young e Malcolm Young resolveram formar uma banda. No ano seguinte gravaram um compacto que mais tarde seria o High Voltage. A formação veio a se completar em 1974 com Bon Scott (vocais), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria). Uma das marcas mais conhecidas da banda é a performance do guitarrista solo Angus Young, que utiliza um uniforme escolar nos shows, e desloca-se pelo palco com um passo próprio, conhecido pelos fãs como "duck walk". Ps: o "duck walk" é uma alusão ao grande Chuck Berry, que o Angus faz, segundo ele, porque seu irmão Malcom o tem como maior ídolo.

No ano 1975 lançaram T.N.T. e em 1976, Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Esses dois álbuns conseguiram a atenção da mídia e conquistaram milhares de fãs. O AC/DC saiu em sua primeira turnê mundial (Reino Unido e Europa).

Let There Be Rock saiu em 1977, e mudanças ocorreram no AC/DC: saiu o baixista Mark Evans e Cliff Williams entrou em seu lugar. No ano seguinte saiu Powerage e If You Want Blood (You've Got It) dois grandes álbuns. O single Highway to Hell chegou ao top 20 no Reino Unido e ao top 10 nos Estados Unidos.

Em 19 de fevereiro de 1980, uma péssima notícia: a trágica morte do vocalista Bon Scott, afogado em seu próprio vômito depois de um porre homérico. A perda marcou profundamente a banda. Brian Johnson que foi convidado por Malcolm e Angus Young que assistiram um show com o antigo vocalista Bon Scott e que Brian Johnson estava se apresentando com sua banda, Geordie. Brian Johnson chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista. O motivo? Estava jogando sinuca com seus amigos e perdeu a hora. Quando ele explicou o mmotivo do atraso, Malcon e Angus pensaram: "Ao menos ele gosta de Sinuca!". Quando Brian começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de Angus e Malcon pela primeira vez desde a morte de Scott. No mesmo ano, porém, o AC/DC voltou com tudo, lançando Back in Black, álbum que foi uma homenagem (até no nome) à Bon, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. Back in Black é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para Thriller (54 milhões de cópias), de Michael Jackson.

Em 81, For Those About to Rock (We Salute You) foi lançado e na sequência, outra mudança: Rudd foi substituído por Simon Wright. Assim a banda continuou lançando ótimos álbuns praticamente todos os anos (menos em 87), entre eles: '74 Jailbreak e Who Made Who. Em 89 Simon deixou o AC/DC para tocar com Ronnie James Dio e em seu lugar entrou Chris Slade. Até o início dos anos 90, o AC/DC vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo!

No ano seguinte, a banda ganhou o Grammy de melhor álbum de Hard Rock com The Razor's Edge. O álbum Ballbreaker de 1995 contou com a volta do baterista Phil Rudd. Em novembro de 97 saiu um box com 5 CD's, intitulado Bonfire, um tributo a Bon Scott.

Finalmente, em 2000, a banda lança seu mais recente álbum, "Stiff Upper Lip", cuja faixa-título chega ao primeiro lugar nas paradas das rádios americanas. O álbum torna-se sucesso absoluto de vendas, e consegue inclusive chegar ao topo do podium da Billboard.

Em 2004 o vocalista do grupo Brian Johnson assinou as canções de um musical sobre Helena de Tróia trazendo Dolores O'Riordan, do Cranberries no papel principal. O disco “Back in Time” relançado em 2003, conquistou o prêmio da Associação da Indústria Fonográfica nos Estados Unidos, depois de ter vendido mais de 20 milhões de cópias.

Em 2005 o grupo colocou nas lojas o DVD “Family Jewels” e anunciou seu retorno aos estúdios em breve para as gravações da próxima bolacha da carreira.

O AC/DC se estabilizaria e ganharia experiência ao se tornar a banda de apoio dos principais artistas de rock pesado da época, incluindo Rush, Black Sabbath, The Scorpions e Van Halen, entre outros.


Nome
É comumente dito que o nome significaria "Alternating Current/Direct Current" (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/Corrente Contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) de Margaret Young, irmã de Angus e Malcolm, que dão suporte à teoria.

Os membros do AC/DC dizem que não sabiam da conotação bissexual que o termo carrega, já que ele significa um aparelho elétrico que pode ser ligado em duas formas diferentes de corrente.

Algumas figuras religiosas, no entanto, postulam que o significado da sigla advém de "Anti Christ/Devil's Children" ou Anti-Cristo/Filhos do Demônio, querendo taxar o grupo musical de ser ligado ao satanismo, uma vez que repudiavam o rock pesado e a atitude do grupo, que não estava de acordo com o conservadorismo religioso defendido por estes. A banda nega veementemente essa origem para o nome.


Atividades Recentes
Em 2002 a revista Q nomeou o AC/DC como uma das "50 Bandas que Você Precisa Ver Antes de Morrer".

Em 2003 a RIAA atualizou o número de álbuns vendidos pela banda, aumentando o montante de 46,5 milhões para 68,3 milhões, fazendo do AC/DC o quinto grupo de rock que mais vendeu na história musical dos EUA, atrás somente dos Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e The Eagles.

Em março de 2003 a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock And Roll, se apresentando no Waldorf Astoria Hotel de Nova Iorque. Nesse mesmo ano, o clássico de 1980, Back In Black, é considerado o disco de rock mais vendido de todos os tempos com incríveis 43 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta. Na classificação geral, Back In Black só foi superado pelo álbum Thriller de Michael Jackson que já vendeu algo em torno de 56 milhões de cópias.

No dia 1 de outubro de 2004 a rua Corporation Lane de Melbourne foi renomeada oficialmente para ACDC Lane em homenagem à banda (nomes de rua na cidade de Melbourne não podem conter o caractere "/") no local aonde foi gravado o clipe de 1975 "It's a Long Way To The Top".

No dia 11 de novembro de 2006 Angus Young, guitarrista do AC/DC, figurou em 33º lugar numa lista com 500 pessoas denominadas como as mais ricas dos Países Baixos (região comumente conhecida como Holanda). Embora Angus tenha nascido na Escócia, ele vive na localidade de Gelderland em Aalten.


Biografia

Bon Scott
Ronald Belford Scott (Kirriemuir, Escócia, 9 de julho de 1946 - East Dulwich, Inglaterra, 19 de fevereiro de 1980), mais conhecido como Bon Scott, foi vocalista e compositor da banda australiana AC/DC. Bon foi vocalista do AC/DC de 1974 a 1980, quando morreu sufocado pelo próprio vômito depois de um coma alcoólico. Foi substituído por Brian Johnson. Antes de substituir Dave Evans nos vocais, foi o chofer (motorista) do AC/DC

Suas bandas anteriores incluíram The Fraternity e Valentines, nas quais não realizou trabalho semelhante ao do AC/DC. Outro grupo do qual participou foi o Mount Lofty Rangers. Deste grupo, é interessante procurar ouvir a música "Round and Round", a qual é cantada por Bon e, apesar de não ser AC/DC, é interessante. Vale lembrar que nem em todas as bandas das quais participou Bon cantava.

Sua influência musical inicial veio do pai, que era músico em sua cidade natal, na Escócia. Bon tocava bateria e gaita de fole, a qual pode ser conferida em "It´s a long way to the top", do álbum High Voltage.

Muitos acham que o AC/DC decaiu um pouco depois que Bon Scott saiu. Contudo, o som só mudou, ficando mais pesado, e perdendo um pouco do balanço e sacanagem que emanavam de Bon, mas ganhando outras nuances que com Bon talvez nunca seriam exploradas.


Brian Johnson
Brian Johnson nasceu em Dunston, Inglaterra, no dia 5 de outubro de 1947. Atualmente vive em Sarasota, Flórida, EUA. Ele é o vocalista da banda de rock australiana AC/DC.

Brian Johnson nasceu em 5 de Outubro de 1947 em Newcastle Upon Tyne (Northumberland), Inglaterra. Brian entrou na banda substituindo o vocalista Bon Scott, após sua trágica morte com bebida. Um fã de 14 anos enviou uma carta ao AC/DC, dizendo do vocalista Brian Johnson da banda Georgie. Malcolm Young se lembrou de show que tinha ido com o próprio Bon Scott e os dois tinham comentado que grande vocalista Brian era. Então a banda chamou-o para uma audição, e até os dias atuais Brian é o vocalista da banda.

Após a morte do vocalista Bon Scott, em 19 de fevereiro de 1980, o AC/DC (Angus Young, Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd), escolhe Brian para ser seu novo vocalista. Johnson assume os vocais do AC/DC estreando com a banda em maio de 1980. Após alguns shows, a banda grava, nas ilhas Bahamas, o álbum Back in Black, considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos. O disco se transforma num grande sucesso comercial, vendendo mais de 43 milhões de cópias.


Angus Young
Angus McKinnon Young é membro e fundador da banda australiana de hard rock AC/DC. Sua guitarra elétrica predileta é a Gibson SG que conseguiu na Austrália. Um dos maiores guitarristas da história do Rock and Roll e considerado por muitos como o maior riffer de todos os tempos.

Nasceu no dia 31 de Março de 1955 em Glasgow, Escócia. Começou a tocar guitarra com aproximadamente 5 anos. Uma criança que morava na vizinhança tinha uma, e Angus costumava ir a sua casa tocá-la. Porém, só aprendeu a tocar realmente durante a adolescência. Mudou-se para Sydney, Austrália com 8 anos. Ele conseguiu sua primeira Gibson SG após vê-la em uma catálogo de um amigo. Até aí ele tocava uma velha guitarra Hofner que era de seu irmão, o também guitarrista do AC/DC Malcolm Young.

Anos depois, Angus desenvolveu movimentos em sua própria versão da dança do pato (Duck Walk), inspirada em seu ídolo Chuck Berry, durante a qual ele se joga no chão, chutando, tremendo e girando, enquanto toca sua guitarra, claro. Sua performance pode ser vista no vídeo de Who Made Who, e sua Dança do Pato no clipe de Thunderstruck.

Angus Young influenciou certas bandas como Guns N' Roses e Def Leppard. Angus cita suas influências como Chuck Berry, Muddy Waters e outros músicos de blues/rock clássico.

Angus Young mantém sua vida privada longe da mídia, mas sabe-se que ele mora em Sydney, Australia e Aalten, Holanda e casou-se com sua mulher Ellen em 1980 logo após a morte do ex-companheiro de banda Bon Scott.


Equipamento de Angus Young
Guitarra: Gibson SG Standart, Angus young signature e outras como as 61' Reissue, com captadores humbuckers PAF de AlNiCo da Gibson.

Cordas: Ernie Ball 0.9

Amplificador: Marshall Jcm-800 e Plexi de 100 watts.


Malcolm Young
Malcolm Young (Glasgow, Escócia - 6 de Janeiro, 1953), é um guitarrista escocês, irmão de Angus Young e co-fundador da banda de rock australiana AC/DC. É o compositor da maioria das músicas do grupo. Nascido na Escócia é, junto com seu irmão Angus, membro da formação original do AC/DC.


Phil Rudd
Phil Rudd (Melbourne, Australia - 19 de maio de 1954) Entrou em 1975 na banda. Ficou até 1983, quando houve um desentendimento com um membro nao-revelado da banda (dizem ser Malcom Young), após esse episódio, ele saiu da banda. Outro motivo pela sua saída foram os vicios de drogas e bebidas

Após sua saída da banda Phil montou na Nova Zelândia uma escola de pilotos de helicóptero. Em 1994, quando a banda estava fazendo shows na Nova Zelândia, perguntaram se ele queria voltar e ele aceitou.


Cliff Williams
Cliff Williams (Romford, Inglaterra - 14 de Dezembro de 1949) Cliff entrou na banda AC/DC logo após a saída de Mark Evans, que teve uma briga com Angus Young por causa de uma mulher. Cliff participou de uma banda, Home, que gravou até 4 discos e abriram um show para Led Zeppelin quando estes ainda estava no álbum II.

Nenhum comentário: